29/06/2017
Idioma: Francês

O webinar “Como promover políticas públicas sensíveis a gênero – Os exemplos de Brasil e Mali” foi o primeiro seminário virtual da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo Sem Pobreza (World without Poverty, WWP) em sua série “Diálogo entre países em proteção social”, em parceria com socialprotection.org. O webinar ocorreu no dia 29 de junho, em francês.

Leia o resumo e acesse a apresentacão (em francês)

O webinar apresentou a dimensão de gênero no Brasil e Mali sob duas abordagens amplas. A primeira centrou-se na característica transversal das questões de gênero na agenda de políticas públicas, revelando aspectos de sua implementação e características intersetoriais no conjunto de políticas públicas.

A segunda abordagem focou a exposição de políticas que abordam diretamente o empoderamento econômico das mulheres. Uma das principais dificuldades dessas políticas é focar as causas da discriminação que prejudicam as mulheres no acesso e no avanço de suas posições no mercado de trabalho.

Este webinar foi uma oportunidade para compartilhar as experiências do Mali e do Brasil – com culturas, instituições e políticas públicas diversas – e aprofundar a reflexão sobre formas de implementar políticas sensíveis às questões de gênero. Além de entender esta questão de forma comparativa, aplicada e detalhada, foi possível abordar modelos de ação que focalizam especificamente o progresso e a autonomia das mulheres, com impactos nos níveis de pobreza que as afetam sistematicamente.

Com periodicidade bimestral, a série “Diálogo entre países em proteção social” aborda a implementação de políticas e programas sociais em todo o mundo, em várias áreas. O próximo webinar está programado para 24 de agosto, sobre primeira infância.

Assine a nossa newsletter ou torne-se membro da nossa comunidade online em socialprotection.org para ser informado antecipadamente sobre eventos e publicações.

Painelistas
Oradora 1
Ana Julieta Teodoro CleaverAna Julieta Teodoro Cleaver
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Brasil
Ana Julieta Teodoro Cleaver é antropóloga e doutoranda em história pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. Na academia, estudou relações de gênero e ação do Estado em diferentes aspectos. Ela passou a integrar o corpo de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Executivo Federal em 2001. Desde então, foi designada para o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça (Secretaria dos Direitos da Mulher), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Em 2015, foi responsável pelas políticas de gênero na Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMIDH) do Distrito Federal, em Brasília.

Tounkara Sophie SouckoOradora 2
Tounkara Sophie Soucko
Secretária Permanente da Política Nacional de Gênero do Ministério de Promoção da Mulher, da Criança e da Família do Mali
Tounkara Sophie Soucko é Secretária Permanente para a implementação da Política Nacional de Gênero no Mali. Ex-Diretora Nacional Adjunta de Promoção da Mulher, Sophie Soucko é graduada em Física e Química na Escola Normal Superior (ENSUP) de Bamako. Ela foi professora do ensino médio por 17 anos antes de se juntar ao Ministério de Promoção da Mulher, da Criança e da Família.

Moderadora
Bénédicte de la BrièreBénédicte de la Brière
Economista principal do Grupo de Gênero no Banco Mundial
No Banco Mundial, Bénédicte de la Brière gerencia um programa de análises sobre o trabalho das mulheres, remunerado ou não, e sua extensão e contribuição para as economias dos países. Antes dessa posição, ela trabalhou no setor de proteção social na África, América Latina e Caribe, principalmente com transferências de renda e desenvolvimento na primeira infância, tanto no Banco Mundial quanto para a FAO e o DFID. Ela possui um Ph.D. em economia agrícola da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e é ex-aluna da Escola Normal Superior de Paris em Biologia. Realizou um pós-doutorado no IFPRI sobre os efeitos diferenciais dos programas de desenvolvimento rural dentro dos lares.

Assista ao vídeo do webinar (em francês)