24/08/2017
Idioma: Espanhol

O Desenvolvimento na Primeira Infância (ECD, na sigla em inglês) é cada vez mais reconhecido como um dos investimentos mais importantes que os países e as famílias podem fazer para prosperar e ajudar todas as crianças a ter vidas produtivas. Embora os pais carreguem a maior parte da responsabilidade em criar seus filhos, especialmente nos primeiros anos de vida, os governos também têm um papel importante durante este momento crítico para estimular o desenvolvimento humano.

Confira a apresentação

O webinar “Investindo na primeira infância: a experiência do Chile” apresentou as características-chave da implementação de um reconhecido programa de ECD, compartilhando a experiência do Chile Crece Contigo.

Tratou-se do segundo seminário virtual da série “Diálogo entre países em proteção social”, uma parceria entre o WWP e socialprotection.org.

Um resumo do seminário virtual está disponível na plataforma (em espanhol). O vídeo pode ser visto ao final desta página.

* Por razões de saúde, Beatriz Salazar Fuentes, Diretora Executiva do Programa Nacional Cuna Más no Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, não pôde participar do webinar, tal como havia sido anunciado.

Painelistas

Orador
Felipe Arriet
Assessor Técnico do Sistema Crece Contigo
Ministério do Desenvolvimento Social do Chile
Felipe Arriet, Chile Crece ContigoPsicólogo, Felipe Arriet é especialista em políticas públicas para a infância. Desde 2008, ele se dedicou ao Subsistema de Proteção Integral da Infância, colaborando na concepção e implementação do componente de saúde do Chile Cresce Contigo no Ministério da Saúde. Desde 2013, trabalhou na implementação do Plano Nacional de Saúde para a década 2015-2025. Posteriormente, no Conselho Nacional da Infância, Felipe atuou em sua área de estudos para o desenvolvimento de uma Política Nacional para a Infância e projetos relacionados. Desde 2015, ele trabalha no Ministério do Desenvolvimento Social, como coordenador, colaborando na concepção e expansão da política até os 9 anos de idade.

Debatedor
Ely Harasawa
Especialista em Educação Infantil e colaboradora do Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil
Ely Harasawa Especialista em Educação Infantil e colaboradora do MDSPsicóloga com especialização em Educação Infantil na Universidade de Niigata, Japão, Ely Harasawa trabalhou durante 15 anos tanto na gestão e manutenção de um berçário privado como consultora e formadora de educadores de equipamentos públicos e privados. Desde os anos 90, iniciou trabalhos na área social, com enfoque na defesa de direitos de crianças e adolescentes, tendo trabalhado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente como gerente geral. Foi coordenadora adjunta na Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e foi gerente de programas na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, onde implementou projetos com foco na promoção do desenvolvimento na primeira infância. Atualmente é colaboradora no Programa Criança Feliz, implementado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social.

Moderadora
Veronica Silva
Especialista Sênior em Proteção Social na América Latina e Caribe
Grupo do Banco Mundial
Veronica Silva is a Senior Social Protection Specialist in the Latin America and the Caribbean region at The World BankVeronica Silva possui 20 anos de experiência no desenho e implementação de programas de proteção social, tanto no nível local quanto no nível federal de governo. Nos últimos anos, atuou como Secretária Executiva do Sistema Intersetorial de Proteção Social no Chile. Ela foi responsável pelo projeto e coordenação da implementação do Chile Solidario e do Chile Crece Contigo e do Sistema Integrado de Informação Social. Antes disso, atuou como Gerente Nacional de Programas no Fundo de Solidariedade e Investimento Social (FOSIS) e foi responsável pela implementação do componente de apoio psicossocial (Programa Puente) do Chile Solidario. Anteriormente, ela gerenciou a unidade de Divisão Social do Ministério do Planejamento do Chile, onde foi responsável pela Pesquisa de Caraterização Socioeconômica Nacional (CASEN) e pelo desenho de programas e políticas sociais.

Veja a gravação do webinar (em espanhol)