A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) é uma parceria das Nações Unidas, o Banco Mundial e o governo brasileiro para incentivar a troca de conhecimento em políticas de proteção social e combate à pobreza. Desde 2014, o WWP prospecta, documenta e dissemina em diversos idiomas as soluções inovadoras implementadas pelo Brasil e, desde 2016, passa a buscar também boas práticas em outros países que possam estimular a concepção e o aperfeiçoamento de sistemas de proteção social em todo o mundo.

O Brasil vem chamando a atenção da comunidade internacional com os avanços expressivos na redução da pobreza e desigualdade após 13 anos do programa de transferência condicionada de renda, o Bolsa Família, e de outras políticas sociais bem-sucedidas.

Entre as conquistas das últimas décadas, está a queda acentuada no número de brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza nacional (de R$170 em 2016). De acordo com dados do Banco Mundial, entre 2003 e 2014, o país viveu uma fase de progresso econômico e social em que mais de 29 milhões de pessoas saíram da pobreza.

Esse feito trouxe 455 delegações de 107 países ao Brasil entre 2011 e 2016 para aprender sobre temas como transferência condicionada de renda, segurança alimentar e nutricional, assistência social, inclusão produtiva e monitoramento e avaliação.

O WWP é resultado da cooperação, formalizada em 2013, entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) – o antigo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG) e o Banco Mundial.

Por meio da produção de conteúdo técnico – estudos de caso, fichas descritivas, vídeos, seminários e mais – em inglês, espanhol, português e francês, o WWP tem como alvo gestores e formuladores de políticas públicas, além de pesquisadores e o público em geral.

Os produtos de conhecimento revelam não somente as práticas que funcionaram no país, mas também os desafios enfrentados na construção de um sistema de proteção social que garanta inclusão social e qualidade de vida para a população mais vulnerável.

Visite nosso canal no YouTube, ponto de encontro sobre proteção social no Brasil e no mundo.

Seja assinante da nossa Newsletter trimestral para ser o primeiro a ser informado de nossos produtos sobre políticas e programas sociais brasileiros.