Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do governo brasileiro (Cadastro Único) é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado por políticas e programas sociais para a seleção de beneficiários e mapeamento de carências e vulnerabilidades. Por meio de sua base de dados, é possível conhecer quem são, onde estão e quais são as principais características e potencialidades da parcela mais pobre e vulnerável da população.

O Cadastro Único é, portanto, uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e níveis da federação para a promoção da inclusão social da população brasileira de baixa renda.

O WWP preparou um conjunto de publicações inéditas e vídeos sobre o tema, confira abaixo:

  • Fichas Resumida e Descritiva do Cadastro Único: para ter uma rápida visão sobre o Cadastro Único, essas fichas descrevem os objetivos, o público-alvo, a cobertura, entre outros temas.
  • Apresentação do Cadastro Único Brasileiro: entenda o que é essa ferramenta e quais são os seus objetivos.
  • A Experiência Brasileira na Construção de um Registro Único: saiba como o Brasil implementa as diferentes etapas do processo de cadastramento e de qualificação dos dados.
  • Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais: faça o download e conheça o formulário usado para o cadastramento do público-alvo. O formulário apresenta também os conceitos que os entrevistadores utilizam para seu preenchimento, como “família”, “morador”, “domicílio” e renda, entre outros.
  • Atores Responsáveis pela Gestão do Cadastro Único: apresenta o contexto brasileiro de articulação federativa, bem como as responsabilidades dos principais atores que fazem a gestão do Cadastro Único.
  • Breve Histórico: entenda o processo de consolidação do Cadastro Único como uma importante ferramenta de apoio às políticas públicas de combate à pobreza, desde sua criação em 2001.

Informações adicionais podem ser encontradas nos vídeos: Bolsa Família e Cadastro Único – Capacitação de Gestores e Técnicos, Diversidade Brasileira: Respeitar e Incluir e WWP Pergunta: Vantagens do Cadastro Único.

O conteúdo mencionado acima também pode ser encontrado em Publicações e Vídeos.