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  • Transferência de renda

    Breve histórico e linha do tempo do IGD PT EN ES FR

    Webmaster – 07/2016

    Nesta publicação é apresentada a evolução do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Bolsa Família, com os principais marcos históricos registrados em uma linha do tempo. Criado em 2006, o IGD foi alvo de um processo de construção, reflexão, readequação e aprimoramento ao longo de vários anos. Isso permitiu ao governo federal dar a autonomia necessária aos estados e municípios para a execução do Bolsa Família e Cadastro Único.

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  • Transferência de renda

    Outros instrumentos de apoio à gestão descentralizada do Bolsa Família PT EN ES FR

    Webmaster – 07/2016

    Além do IGD, o Bolsa Família conta com vários instrumentos de gestão e sistemas de informação, além de canais de comunicação para divulgar orientações aos estados e municípios. Este texto apresenta as principais ferramentas de gestão e formas de comunicação: o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), o Bolsa Família Informa, o site do Ministério responsável pelo programa e a Central de Relacionamento.

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  • O Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho reconheceu em 2015 nove experiências bem-sucedidas de inclusão social e econômica de cidades do estado do Rio de Janeiro, com foco nas famílias em situação de pobreza e pobreza extrema. Com apoio do WWP e da Fundação Capital, a revista da premiação – que ocorreu em março de 2016 – revela as estratégias executadas pelos gestores para sobrepujar desafios conjunturais e estruturais para atingir resultados importantes.

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  • Monitoramento e Avaliação

    Gestão da Informação: Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) PT EN ES FR

    Webmaster – 03/2016

    O texto apresenta o processo de construção do Censo do Sistema Único de Assistência Social. Após a criação do Censo SUAS, a assistência social brasileira obteve muitos avanços: com os indicadores apurados, foram fortalecidos os processos de planejamento para a melhoria da gestão e do controle social do sistema. Um quadro no final da publicação sintetiza as principais lições aprendidas neste processo, que começou em 2007.

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  • Monitoramento e Avaliação

    Gestão da Informação: Desafios nos programas sociais brasileiros PT EN ES FR

    Webmaster – 03/2016

    Este texto apresenta as principais ferramentas informacionais produzidas pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, desde 2016 chamado de Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Elas são elementos fundamentais na gestão, no monitoramento e avaliação dos programas sociais do país. Em dias de grande movimento, são cerca de 1,5 milhão de consultas, com acessos feitos a partir de mais de cem países.

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  • Monitoramento e Avaliação

    Gestão da Informação: Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único (CECAD) PT EN ES FR

    Webmaster – 03/2016

    A publicação descreve como foi o processo de construção da ferramenta CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único), com os desafios e as soluções encontradas. Diversos elementos foram aperfeiçoados desde o lançamento da ferramenta em 2012. Atualmente, o CECAD tem cerca de 500 mil acessos por mês, sendo utilizado por gestores de programas sociais federais, estaduais e municipais que utilizam a base de dados do Cadastro Único.

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  • Coordenação de políticas

    Perguntas e Respostas: Webinar “Ferramentas para coordenação intersetorial” PT EN ES

    Webmaster – 03/2016

    Acesse as perguntas feitas pelos participantes do Webinar “Ferramentas para Coordenação Intersetorial – Como integrar políticas sociais em programas de transferência de renda com condicionalidades“. As respostas foram elaboradas pela equipe da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP).

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  • Monitoramento e Avaliação

    Gestão da Informação: A construção do Mapa da Pobreza e do Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos PT EN ES FR

    Webmaster – 03/2016

    Neste documento, é apresentado o processo de construção de duas ferramentas que produzem mapas: o IDV – Identificação de Domicílios Vulneráveis e o MOPS – Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos. Essas ferramentas subsidiaram decisões críticas nas ações do Plano Brasil Sem Miséria. Com o IDV e o MOPS, gestores de programas sociais conseguem identificar os bolsões de pobreza nos municípios, além de prestar informações às famílias de baixa renda sobre oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Garantia de renda PT EN ES FR

    Webmaster – 12/2015

    Este texto resume as características do eixo de garantia de renda do Plano Brasil sem Miséria: o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ambos de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que também é o coordenador do Plano.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Acesso a serviços e Ação Brasil Carinhoso PT EN ES FR

    Webmaster – 12/2015

    Este artigo apresenta a estratégia do Plano Brasil sem Miséria para os serviços de assistência social, saúde e educação, bem como a Ação Brasil Carinhoso, que envolve iniciativas desses três campos de atuação governamental. Também são apresentados resultados obtidos em termos de habitação para as famílias de mais baixa renda do Brasil.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Inclusão produtiva urbana PT EN ES FR

    Webmaster – 12/2015

    Este artigo apresenta a estratégia de inclusão produtiva urbana do Plano Brasil sem Miséria, oferecendo novas perspectivas de acesso à educação ou a cursos de capacitação profissional a jovens e adultos em situação de pobreza. O objetivo é de promover a melhoria das condições de vida por meio da inserção no mundo do trabalho.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Inclusão produtiva rural PT EN ES FR

    Webmaster – 12/2015

    A alta incidência de pobreza no meio rural brasileiro exige estratégias específicas que devem levar em conta a diversidade social e econômica do campo. O Plano Brasil sem Miséria articula de maneira focalizada uma ou mais ações de um “pacote” de inclusão produtiva rural em uma perspectiva sistêmica. Esse “pacote”, detalhado no texto, é constituído pelo tripé infraestrutura básica, estruturação da produção e ampliação de canais de comercialização.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Estratégia de monitoramento PT EN ES FR

    Webmaster – 12/2015

    O texto aborda os três níveis de monitoramento do Brasil sem Miséria – monitoramento dos macrorresultados, dos resultados das ações e das trajetórias das famílias. No caso do monitoramento das ações, há informações sobre três formas de monitoramento que se complementam: salas de situação, marcação orçamentária e cruzamentos de bases de dados. Também são apresentadas as seguintes ferramentas de monitoramento: os portais Brasil sem Miséria no seu Município e no seu Estado.

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  • Coordenação de políticas

    Livro “O Brasil Sem Miséria” PT EN ES

    Webmaster – 11/2015

    Os textos da obra cobrem desde a formulação do Plano Brasil sem Miséria até a conformação e os resultados de cada um dos seus eixos de atuação, passando pelas atividades de coordenação intersetorial e federativa, participação social e busca ativa. Assistência social, transferência de renda, ações de inclusão produtiva no campo e na cidade e acesso à água no semiárido são alguns dos assuntos abordados. Os temas não esgotam as áreas de atuação do Plano, mas dão a medida da complexidade de sua estratégia multidimensional.

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  • Coordenação de políticas

    Ficha-resumo do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) PT EN ES FR

    Webmaster – 10/2015

    Para uma visão geral e breve sobre o Brasil Sem Miséria (BSM), essa ficha descreve os objetivos, o público-alvo, a cobertura e outros tópicos do Plano criado em 2011 para superar a extrema pobreza no país.

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Introdução PT EN ES FR

    Webmaster – 10/2015

    Lançado em 2011, o Plano Brasil sem Miséria, coordenado pelo então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – desde 2016 Ministério do Desenolvimento Social e Agrário (MDSA) – tem como objetivo superar a extrema pobreza no Brasil. Organizado de forma multidimensional em torno de três eixos de atuação, o Plano envolve o trabalho de 22 ministérios, além de todos os estados e municípios, que juntos executam cerca de 100 ações. Este texto discorre sobre condições que possibilitaram a criação do Plano e sobre algumas de suas principais características.

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  • Este One Pager do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do PNUD (IPC-IG) analisa as aquisições por parte do Governo Federal brasileiro de alimentos advindos exclusivamente da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

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  • Coordenação de políticas

    Plano Brasil sem Miséria: Linha de extrema pobreza e público-alvo PT EN ES FR

    Webmaster – 10/2015

    Com o início do Plano Brasil sem Miséria, em 2011, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – desde 2016 Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – precisou definir uma linha de extrema pobreza para diagnosticar o tamanho da população extremamente pobre no país, acompanhar a trajetória da taxa de extrema pobreza anualmente e selecionar o público beneficiado pelas iniciativas do Plano. O texto trata da definição dessa linha de extrema pobreza e da atuação a partir de seus resultados.

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    Plano Brasil sem Miséria: Busca Ativa e focalização PT EN ES FR

    Webmaster – 10/2015

    A estratégia de Busca Ativa é fundamental para encontrar, registrar e incluir em uma série de políticas públicas os brasileiros que mais precisam. Este texto discorre sobre o papel da busca Ativa e do Cadastro Único no processo focalizado de inclusão durante a execução do Plano Brasil sem Miséria.

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    Plano Brasil sem Miséria: Coordenação intersetorial PT EN ES FR

    Webmaster – 10/2015

    O Plano Brasil sem Miséria exigiu a atuação intersetorial do Estado para abordar o fenômeno multidimensional da pobreza de maneira integral. Para isso, contou com a participação de 22 ministérios, além de órgãos e entidades da administração direta e indireta, do setor privado e do terceiro setor. Este texto apresenta a estrutura de governança do Plano.

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