Os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam que a renda dos 10% mais pobres do país cresceu quase 3 vezes mais que a dos 10% mais ricos
Brasília, 26 de novembro de 2015 – “A PNAD revela que a renda média per capita no Brasil cresceu 2,4%, para todo mundo, mesmo num cenário de crise internacional. Mas, o que nos afeta diretamente, é que a renda entre os 10% mais pobres cresceu 6,2%, enquanto a dos 10% mais ricos cresceu 2,1%. Ou seja, a desigualdade está diminuindo no Brasil, do ponto de vista da renda”, destacou Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante o 3º Seminário Nacional Pactuação Federativa no Brasil sem Miséria, nesta quinta-feira, em Brasília.

Dados da PNAD 2014 foram apresentados aos secretários estaduais durante o 3º Seminário Nacional Pactuação Federativa do Brasil sem Miséria

Ao apresentar os resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aos secretários estaduais e do DF que participavam do evento, Campello afirmou que os avanços revelados com a constante queda na pobreza e na extrema pobreza no país criam um novo cenário para as estratégias de redução da pobreza na agenda para 2016-2019. “Nossa ação mudou o Brasil e, portanto, o que fazemos não pode ser mais o mesmo, pois já transformamos a realidade”, disse.
A ministra também ponderou que o “momento é difícil” devido ao risco de corte de R$ 10 bilhões no orçamento do Programa Bolsa Família para 2016, proposto pelo deputado e relator do projeto, Ricardo Barros (PP-PR).
O presidente do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas) e secretário de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, André Quintão, ressaltou a importância dos dados positivos da pesquisa para evitar o corte proposto no orçamento, que segundo ele, geraria “um impacto na realidade do país”. “Num momento de dificuldade, temos que convergir esforços e identificar os desafios. Esse seminário vem consolidar e mostrar que os estados estão assumindo essa responsabilidade.”
O secretário nacional para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, também comentou a importância do evento em aperfeiçoar políticas, colher ideias e estimular a inspiração nas experiências estaduais e municipais. O Seminário foi organizado em parceria pelo MDS e o Fonseas.