Os finalistas do Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho terão a oportunidade de trocar experiências com gestores da América Latina
BRASÍLIA, 28 de dezembro de 2015 – A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World Without Poverty, WWP) é parceira do Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho. As ações de inclusão produtiva municipais finalistas vão conhecer experiências similares em um país da América Latina. O apoio do WWP reforça o compromisso da Iniciativa em proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e o mundo.
O prêmio é realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH) e visa promover a troca de experiências de práticas bem-sucedidas, desenvolvidas pelos municípios fluminenses, que buscam induzir o acesso da população em situação de pobreza e extrema pobreza ao mundo do trabalho. A Fundación Capital também é parceria da premiação.
“A gente está tentando estimular a criatividade dos municípios e buscar o que eles têm desenvolvido, mesmo com as dificuldades fiscais. E também para compartilhar as experiências, para que um aprenda com o outro”, comenta Enzo Mayer Tessarolo, superintendente de Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais (Goes) da SEASDH. Segundo ele, a ideia é tornar o prêmio um repositório de boas práticas.
Sergio Amaral/MDS

Sergio Amaral/MDS

A premiação faz da estratégia Goes, que busca intermediar a relação entre oferta de oportunidades (cursos de qualificação profissional, oferta de microcrédito, ações de empreendedorismo, etc.) e demanda da população em situação de pobreza. “Por isso, estamos buscando práticas que tenham levado pessoas em situação de pobreza ao mundo do trabalho”, diz Tessarolo.
Participe
Municípios fluminenses interessados em concorrer à premiação têm até 28 de dezembro para inscrever suas práticas (clique aqui para acessar o site do prêmio). A divulgação dos finalistas ocorrerá em 26 de fevereiro de 2016, no I Encontro Estadual dos Gestores Municipais – Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho, edição 2015 – Superando Desafios.
Na primeira etapa, 15 iniciativas serão divulgadas no site da premiação. Já na segunda, nove práticas serão premiadas com placas de participação e com destaque na primeira edição da revista Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho. Por fim, os responsáveis pelo desenvolvimento das três finalistas ganharão uma viagem a um país da América Latina para conhecer práticas de sucesso.