Com interface e navegação aprimorados, a Iniciativa Mundo sem Pobreza estreia novo site e passa a ter o francês entre os idiomas oficiais para a troca de conhecimentos em proteção social

Brasília, 9 de março de 2017 – Agora ficou mais fácil buscar informações sobre as ações de combate à pobreza do sistema de proteção social do Brasil e de países com experiências semelhantes. A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) apresenta seu novo site, completamente redesenhado a fim de simplificar a navegação e a pesquisa por assuntos específicos.

O site passa a ser responsivo para que o conteúdo seja facilmente visualizado em diferentes dispositivos digitais, como smartphones e tablets. Entre as novidades, está também a disponibilização do conteúdo do WWP em francês, que se soma agora aos demais idiomas oficiais do projeto – inglês, espanhol e português.

Assim, os 60 documentos técnicos produzidos pela Iniciativa desde 2014 – sobre o Bolsa Família, o Cadastro Único, segurança alimentar e monitoramento e avaliação, entre outros tópicos – estão disponíveis aos francófonos.

Para Claudia Baddini, especialista em proteção social do Banco Mundial e integrante da equipe WWP, a demanda por informações em francês sobre a experiência brasileira na redução da pobreza ficou evidente nos eventos internacionais da Iniciativa, em especial de países francófonos do continente africano.

“Queremos nos aproximar deste público também para conhecer seus interesses e desafios na área de proteção social”, afirma a especialista.

A nova plataforma permite ao usuário visualizar as publicações em diferentes idiomas sem sair da mesma página. A nova página inicial, por sua vez, apresenta os últimos três vídeos produzidos e destaca o próximo evento realizado ou apoiado pelo WWP. O sistema de busca, filtro e categorização dos produtos também foram aperfeiçoados.

Há ainda novo conteúdo para apresentar o conceito de pobreza sustentado pela Iniciativa, tema central na missão de ampliar o intercâmbio de conhecimento entre nações para estimular soluções inovadoras em proteção social.

Francês

Aos leitores francófonos que se aventuram pela primeira vez pelo conteúdo do WWP, um bom ponto de partida são as políticas sociais brasileiras, na seção do site que organiza todo o conteúdo produzido exclusivamente pela Iniciativa. Uma página dedicada à inclusão produtiva estreia com a nova plataforma.

Entre os produtos multimídia que passarão a ser disponibilizados também em francês, está a mais recente série de vídeos que mostra projetos ligados ao aumento da capacidade produtiva em áreas rurais e urbanas do Brasil. Cada vídeo acompanha um estudo de caso que detalha os sucessos e desafios das iniciativas investigadas.

O primeiro, que pode ser visto abaixo, trata do Programa Vida Melhor, no estado da Bahia, que busca gerar renda e assegurar acesso a direitos a empreendedores da economia popular, trabalhadores de baixa renda excluídos do mercado de trabalho formal.

O WWP é resultado da parceria do Banco Mundial, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD), o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As publicações do WWP já foram baixadas mais de 190 mil vezes desde 2014 por leitores em mais de 150 países.

Conheça mais sobre a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP)

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe experiências reais de proteção social no Brasil e no mundo

Assine nossa Newsletter trimestral em francês ou compartilhe com amigos interessados no tema