11/03/2014 - 15/03/2014
Idioma:

Reunião Presencial da Comunidade de Aprendizagem da África sobre Transferências de Renda e Transferências Condicionadas de Renda

Fortaleza, Brasil, 11 a 15 de março de 2014.

A terceira reunião presencial desta Comunidade de Aprendizagem contou com a participação de 38 países africanos interessados em compartilhar lições e experiências que posicionam programas de transferência de renda (TR) e transferência condicionada de renda (TCR) no centro de suas estratégias para aumentar a inclusão produtiva e o capital humano. Três dias do encontro focaram na experiência do Brasil e outros dois dias foram dedicados à consolidação da Comunidade e à decisão sobre os próximos passos. Mais de 80% dos participantes já tinham estado em algum evento de proteção social no Brasil, o que mostra grande interesse na experiência do país.

Os países africanos estão usando TR e TCR como âncoras para consolidar sistemas de proteção social, e o Brasil tornou-se um modelo para muitos deles. A cooperação bilateral entre esses países tem sido muito ativa nos últimos 10 anos. À medida que a Comunidade amadurece, os membros encontram ressonância na evolução do Programa Bolsa Família e na agenda de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Essa Comunidade de Aprendizagem foi lançada em dezembro de 2011 para compartilhar conhecimento entre os países que operam programas de TR e de TCR na África Subsaariana.