29/09/2016
Idioma: Inglês

O segundo seminário virtual da série “A Experiência Brasileira em Programas de Proteção Social” ocorreu no dia 29 de setembro, às 11h (horário de Brasília)

Rodrigo Lofrano, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, durante sua apresentação no webinar. Foto: Marco Prates

Rodrigo Lofrano, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, durante sua apresentação no webinar. Foto: Marco Prates

A experiência brasileira na complexa integração dos diversos órgãos e instâncias responsáveis pelas condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) foi explicada em mais um webinar da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP). Com o tema Ferramentas para Coordenação Intersetorial – Como integrar políticas sociais em programas de transferência de renda com condicionalidades, o encontro foi realizado no dia 29 de setembro, em inglês. O vídeo com a gravação na íntegra pode ser conferido ao final desta página.

Acesse a apresentação (PDF inglês)

O segundo seminário virtual da série “A Experiência Brasileira em Programas de Proteção Social” foi realizado em parceria com o socialprotection.org, plataforma aberta, neutra e colaborativa para o compartilhamento de conhecimentos em proteção social.

Perdeu o webinar? Leia matéria sobre o encontro

Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do PBF do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), mostrou as soluções adotadas pelo Brasil no elemento que é considerado primordial para o sucesso do programa, que hoje atende cerca de 14 milhões de famílias brasileiras. Já Andrea Léon López, Diretora de Acompanhamento Familiar e Comunitário do Departamento para a Prosperidade Social da Colômbia, compartilhou a experiência de seu país com o programa Unidos. A moderação do evento foi de Eric Zapatero Larrio, especialista em Proteção Social do Banco Mundial e gerente de projetos em Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.

No Brasil, a gestão das condicionalidades na área de saúde e educação começa com a geração da base de dados das crianças, adolescentes e mulheres que devem ser acompanhados no cumprimento das condicionalidades e termina com a identificação das famílias que as descumpriram.

Entre os tópicos que foram abordados estão:

• Compartilhamento de recursos e de informação entre órgãos e setores;
• Ferramentas para a coordenação intersetorial;
• Estruturação de sistemas integrados ou múltiplos;
• Influência da liderança e do contexto político; e
• Desafios para o futuro.

Para saber mais sobre as condicionalidades do Bolsa Família, confira os documentos produzidos pelo WWP sobre o tema.

Assista ao primeiro webinar da série: Acesso e disseminação de informação do PBF (em inglês)

Conheça os participantes do webinar

Painelista: Rodrigo Lofrano
Coordenador-Geral de Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
rodrigo_lofrano

Rodrigo Lofrano é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), ambas no Brasil.

 

2ª Painelista: Andrea Léon López

Diretora de Acompanhamento Familiar e Comunitário do Departamento para a Prosperidade Social da Colômbia

andreaFoi assessora do Ministério da Justiça e do Direito e do vice-ministro adjunto de Política Criminal e Justiça Reparadora, trabalhando com projetos de cooperação para o desenvolvimento e políticas públicas para vítimas do conflito armado. Atuou como Diretora de Gestão e Articulação de Oferta Social do Departamento para a Prosperidade Social, responsável por gerar acesso da população vulnerável a serviços e programas de cooperação públicos e privados. No Departamento, foi também Coordenadora do Grupo de Parcerias Público-Privadas. Ela é psicóloga pela Universidade de la Sabana, com estudos em Cooperação Internacional e Gestão de Projetos pela Universidade Externado e na Escola de Assuntos Internacionais da Universidade de Columbia, Nova York.

Moderador: Eric Zapatero Larrio
Especialista em Proteção Social do Banco Mundial para a África

eric-zapateroCom carreira na área de proteção social com 12 anos de trabalho em diferentes organismos internacionais, incluindo o Banco Mundial, Nações Unidas, ONGs e a academia, Eric Larrio é PhD em Desenvolvimento Rural com mestrado em Economia Aplicada. Atualmente liderando projetos de proteção social em Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe, o especialista tem estado diretamente envolvido na concepção e implementação de programas de proteção social e projetos incluindo transferências condicionadas de renda, emprego para jovens, segurança nutricional de comunidades, obras públicas, promoção de meios de subsistência e operações de emergência.

Vídeo