10/05/2016 - 13/05/2016
Idioma: Português
Foto: Marco Prates
Gestores estrangeiros vieram ao Brasil para conhecer a política de proteção social do país. Foto: Marco Prates

Delegações de mais de 40 países estiveram no Brasil para o XI Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, entre 10 e 13 de maio em Brasília, no Hotel Cullinan Hplus Premium. Representantes de embaixadas, totalizando 69 países presentes, também acompanharam o evento.

Foram apresentados aos participantes os pilares do sistema de proteção social brasileiro, como a transferência condicionada de renda, o Cadastro Único para Programas Sociais, o Sistema Único de Assistência Social, como é feita a gestão da informação, entre outros tópicos.

O seminário foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP).

O Seminário Internacional vem sendo realizado pelo MDS desde 2012 para atender, de forma mais eficiente e organizada, aos os inúmeros pedidos de delegações estrangeiras sobre os programas sociais do país.

 

Apresentações

Confira abaixo todas as apresentações dos quatro dias de seminário.

DIA 1

1ª – Tiago Falcão: A evolução das políticas sociais brasileiras: do Bolsa Família ao Plano Brasil sem Miséria

2ª – Rodrigo Lofrano: O Programa Bolsa Família: 12 anos de inclusão e cidadania no Brasil

3ª – Denise Direito: Cadastro Único para Políticas Sociais 

DIA 2

4ª – Ana Maria Segall Corrêa: The Governance to Guarantee Food and Nutrition Security in Brazil (disponível apenas em inglês)

Patrícia Chaves Gentil: A governança para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada

5ª – Sara Lopes: Programa Nacional de Alimentação Escolar: Compras Locais da Agricultura Familiar

Elisângela Sanches: Políticas brasileiras de segurança alimentar e nutricional: compras públicas da agricultura familiar

6ª – Janine Coutinho: Promoção da Alimentação Saudável

Yara da Silva Farias: Programa Cisternas: Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água

DIA 3

7ª – Juliana Fernandes: SUAS: vantagens e desafios de um sistema único de assistência social

8ª – Paula Montagner: A Produção de Informação e Conhecimento para as Políticas de Desenvolvimento Social

 

Confira ainda este vídeo que resume em poucos minutos o XI Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento: