Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Newsletter WWP
Mundo sem Pobreza - Dezembro 2016
Caso não visualize a newsletter, clique aqui                   11ª edição - Dezembro de 2016
 
Image
 
 
A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) termina o ano de olho no meio rural: uma nova série de publicações, vídeo e webinar revelam como o Brasil busca promover segurança alimentar e geração de renda sustentáveis em áreas fora de centros urbanos.

São quatro documentos inéditos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projeto brasileiro que serviu como ponto de partida para o PAA Africa, o homônimo internacional testado de maneira conjunta por cinco países do continente africano. 

As publicações vêm para atender uma demanda de gestores internacionais e enriquecer o conteúdo já disponível sobre o PAA – a Ficha-resumo e a Ficha descritiva – no site do WWP.

Temos ainda a estreia do segundo vídeo de nossa série sobre estudos de caso de inclusão produtiva, que apresenta a experiência inovadora de fomento às atividades rurais no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, no estado da Bahia.

O ano está perto de terminar, e 2017 guarda boas novidades para o WWP: a iniciativa ganhará um site novo, pensado para facilitar o acesso à nossa produção técnica nos três idiomas já disponíveis – português, inglês e espanhol – e também em francês. 

A Newsletter WWP seguirá as melhorias do site. Você receberá a próxima edição na sua caixa de e-mail com design totalmente reformulado e mais agradável à leitura. Aguarde.

Boas festas!
 
Equipe WWP
 
 
Destaques da edição
Image
O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado em 2003. Desde então, o poder público já comprou mais de cinco milhões de toneladas de alimentos de agricultores familiares. Essa produção termina nas mesas de entidades que integram a rede socioassistencial e de equipamentos de alimentação, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, escolas e bancos de alimentos. 

O PAA criou, assim, formas de estimular a prática da agricultura familiar e promover o acesso à alimentação a populações sob risco de insegurança alimentar e nutricional.
O Texto 1 – O PAA Brasileiro: o que é, objetivos, público-alvo e cobertura aponta a importância do programa para a redução da fome no Brasil, sua dimensão e cobertura, que vai além de trabalhadores agrícolas e suas famílias. 
 
Já o Texto 2 – As seis modalidades do PAA é um prato cheio aos gestores por detalhar o funcionamento das modalidades do programa, além dos atores envolvidos em cada uma, os arranjos e as formas de execução, de modo a facilitar a replicação a outros contextos.

O Texto 3 – PAA: arranjo institucional e atores envolvidos, por sua vez, aborda o modelo de gestão institucional do programa.

No Texto 4 – Histórico do PAA brasileiro, é estabelecido o percurso cronológico, passando pelas legislações e inovações que acompanharam seu desenvolvimento.
​​​​​​​
 
Publicação
A Série WWP de Estudos de Caso – que mostra boas práticas de inclusão produtiva – chega a seu terceiro número com a experiência da cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, no estado de Goiás.
 
A percepção dos gestores municipais na mobilização do público-alvo, na intermediação com o mercado de trabalho para definir capacitações adequadas às necessidades do cenário local e para auxiliar os alunos em sua recolocação profissional garantiram importantes avanços ao município. Além disso, as secretarias de Trabalho e de Assistência Social criaram força-tarefa decisiva para reduzir a evasão dos alunos de baixa renda.
 
 
 
Evento
Agricultura familiar e o PAA foram também os temas do webinar Proteção Social e o Fortalecimento da Agricultura Familiar, seminário virtual realizado no dia 1º de dezembro pelo WWP em parceria com a plataforma socialprotection.org. Foi o terceiro encontro da série “A Experiência Brasileira em Programas de Proteção Social” e o primeiro realizado em francês.

Amadou Kanar Diop, da Delegação Geral de Proteção Social e Solidariedade Nacional da Presidência da República do Senegal, e Darana Souza, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), falaram sobre a importância de integrar o apoio à agricultura familiar aos sistemas nacionais de proteção social. Leia mais sobre o evento.
 
 
Vídeo
“Nós tínhamos uma pequena quantidade de galinhas. Aí a gente foi beneficiado com o Fomento e achou melhor ampliar a criação. Hoje, a nossa criação dá 90 ovos por dia e é daí que a gente tira nosso sustento”, conta Jozefa Maria de Souza, uma das produtoras rurais que pode ser vista no vídeo abaixo.
 
O material acompanha – e complementa – o 2º Estudo de caso WWP – Território do Sertão do São Francisco (IRPAA) – Fomento às Atividades Rurais.

Em ambos, vê-se que os serviços de assistência técnica e extensão agrícola (ATER) efetuados pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), entidade contratada pelo governo federal, obteve bons resultados na geração de renda rural ao unir o saber empírico e popular com o conhecimento técnico e acadêmico.
 
Queremos ouvir você
Compartilhe com o WWP a sua opinião sobre este boletim e o trabalho da Iniciativa. 
Foto nesta edição:
Andre Borges/Agência Brasília
Logos WWP
 
   

Páginas