A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without PovertyWWP) foi uma parceria interinstitucional firmada em 2013 entre o Banco Mundial, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Brasil – antigo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Entre 2014 e 2017, o WWP prospectou, documentou e disseminou em diversos idiomas as soluções inovadoras implementadas pelo Brasil em políticas de proteção social e combate à pobreza. Também fomentou a troca de conhecimento entre formuladores de políticas públicas através da busca de boas práticas em outros países.

Desde janeiro de 2018, o site do WWP é administrado exclusivamente pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

Como iniciativa interinstitucional, o WWP produziu 80 publicações – traduzidas para quatro idiomas (inglês, francês, português e espanhol) –, realizou 39 vídeos exclusivos sobre proteção social e organizou 13 webinars com gestores brasileiros e internacionais:

Como resultado, foram mais de 250 mil publicações baixadas em 184 países, com uma taxa de crescimento anual acima de 100% na base de leitores.

Leia mais em nosso Relatório de Atividades 2013-2017 (disponível em inglês e português)

Os parceiros fundadores do WWP e atuantes no período 2013 a 2017; hoje, o site da iniciativa é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil

Contexto

O Brasil chamou a atenção da comunidade internacional com os avanços expressivos na redução da pobreza e desigualdade após mais de uma década do programa de transferência condicionada de renda, o Bolsa Família, e de outras políticas sociais bem-sucedidas.

Entre as conquistas, esteve a queda acentuada no número de brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza nacional (de R$170, em 2016). De acordo com dados do Banco Mundial, entre 2003 e 2014, o país viveu uma fase de progresso econômico e social em que mais de 29 milhões de pessoas saíram da pobreza.

Esse feito trouxe 455 delegações de 107 países ao Brasil entre 2011 e 2016 para aprender sobre temas como transferência condicionada de renda, segurança alimentar e nutricional, assistência social, inclusão produtiva e monitoramento e avaliação.

Por meio da produção de conteúdo técnico – estudos de caso, fichas descritivas, vídeos, seminários e mais –, o material produzido pelo WWP mira gestores e formuladores de políticas públicas, além de pesquisadores e o público em geral.

Onde acessar

As publicações do WWP estão disponíveis também:

Na plataforma socialprotection.org
Na biblioteca online da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) (somente estudos de caso)

 Outros documentos do WWP

– Regimento Interno (disponível em inglês e português)
– Memorando de Entendimento (disponível em inglês e português)

Visite nosso canal no YouTube