Um dos principais motivos que levaram à criação do WWP foi a necessidade de facilitar e apoiar a troca de conhecimentos sobre aspectos operacionais da implementação de programas sociais no Brasil a partir de demandas de formuladores de políticas públicas e técnicos de vários países. Contudo, devido à abrangência e complexidade do sistema de proteção social brasileiro, por onde o WWP poderia começar? Para responder a essa questão, a equipe do WWP realizou pesquisas com participantes de três importantes eventos de aprendizagem Sul-Sul realizados no Brasil no início de 2014. As pesquisas reuniram respostas e ideias sobre como fortalecer a cooperação Sul-Sul com o Brasil na área de proteção social. Os resultados irão auxiliar a guiar o foco das atividades iniciais do WWP. Futuramente, pretendemos utilizar mais pesquisas, além do site do WWP e outros meios, para continuar a receber comentários de vocês – os usuários do WWP – e garantir que a Iniciativa trate dos temas mais relevantes e use os instrumentos mais efetivos. Portanto, por favor fale conosco se você tiver quaisquer ideias ou sugestões.

O primeiro dos três eventos nos quais a pesquisa foi feita foi a reunião especial da Comunidade de Aprendizagem da África (CAA) sobre programas de transferência de renda com e sem condicionalidades, realizada em Fortaleza em março. Participaram do evento 38 países africanos, que compartilharam lições e experiências no intuito de apoiar a implementação de programas de transferência de renda como peça central de suas estratégias de fortalecimento da inclusão produtiva e do capital humano. O segundo evento foi o Fórum de Aprendizagem Sul-Sul sobre Proteção Social e Trabalho, organizado uma vez por ano pelo Banco Mundial. Esta quinta edição do Fórum ocorreu no Rio de Janeiro em março e reuniu 230 participantes de 70 países em desenvolvimento de todas as regiões do mundo, que compartilharam experiências em questões de desenho e implementação de sistemas de proteção social. Finalmente, o terceiro evento foi o Seminário Internacional sobre Políticas de Desenvolvimento Social, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em Brasília em abril. O Seminário teve por objetivo apresentar diversos programas brasileiros nas áreas de transferência de renda, segurança alimentar e nutricional e assistência social, e contou com a participação de delegações de 18 países.

Ao final de cada um destes três eventos, foi solicitado que os participantes respondessem um questionário sobre tópicos específicos que gostariam de conhecer melhor, bem como sobre quais instrumentos o WWP poderia desenvolver para facilitar a troca de conhecimentos nos vários tópicos. Apesar de os participantes de cada evento representarem diferentes grupos de países e regiões, e enfrentarem diferentes desafios, a pesquisa mostrou resultados semelhantes com relação a interesses e demandas.

Na questão sobre quais tópicos relativos à experiência brasileira em proteção social os participantes gostariam de ter um conhecimento mais detalhado, o Cadastro Único (registro da população de baixa renda) foi o mais votado em todos os três eventos, seguido das condicionalidades do Bolsa Família e da coordenação federativa (ver gráfico 1).

Gráfico 1 (221 respostas de participantes da CAA, do Fórum de Aprendizagem Sul-Sul e do Seminário Internacional)

Os participantes de dois dos eventos (Fórum de Aprendizagem Sul-Sul e Seminário Internacional) também foram perguntados sobre seus instrumentos de aprendizagem e materiais preferidos. Novamente, resultados similares emergiram das pesquisas: em ambos os eventos, os participantes demonstraram maior interesse em vídeos curtos, estudos de caso e cursos online (ver gráfico 2).

Gráfico 2 (194 respostas de participantes do Fórum de Aprendizagem Sul-Sul e do Seminário Internacional)

Com base nas respostas recebidas nas pesquisas, o WWP irá direcionar o foco de suas iniciativas iniciais para tópicos específicos relativos ao Cadastro Único, no intuito de fazer frente às preferências e necessidades de gerentes e técnicos de programas social do mundo todo.

Nos próximos meses, o WWP irá disponibilizar no site vários materiais que detalhem a experiência brasileira com a implementação do Cadastro Único. Alguns dos produtos previstos são:

  •  História da implementação do Cadastro Único, com principais reformas, melhorias e lições aprendidas na última década;
  •  Formulário do Cadastro Único traduzido para inglês e espanhol, bem como explicações sobre os principais conceitos incluídos no Formulário e um guia passo a passo de como construir um Formulário de Cadastro;
  •  Material que mostre como qualificar profissionais para operar o Cadastro Único e atualizar os dados dos beneficiários;
  •  Notas sobre aspectos relacionados ao sistema de cadastro em geral, bem como relativos aos mecanismos de coordenação entre todas as instituições envolvidas;
  •  Vídeos sobre os processos de cadastro (incluindo a Busca Ativa) e outros tópicos de interesse relacionados ao Cadastro Único;
  •  Lista de Perguntas Frequentes e Respostas sobre o Cadastro Único.

Os tópicos seguintes abordados pelo WWP serão as condicionalidades do Bolsa Família e assuntos relativos à coordenação federativa, ainda de acordo com as respostas das pesquisas realizadas. Se você tem outros tópicos de interesse, ou quaisquer sugestões sobre outros instrumentos de aprendizagem que poderiam ser disponibilizados pelo WWP, por favor entre em contato conosco.