Iniciativa apresenta relatório e conclui primeira fase celebrando resultados em troca de conhecimento com outros países. Site passa a ser gerido pelo MDS em 2018

Cláudia Baddini, do Banco Mundial, Rafael Osorio, do IPC-IG e Ipea, e Vinicius Botelho, do MDS, no lançamento do Relatório de Atividades do WWP (Foto: Marco Prates)

Cláudia Baddini, do Banco Mundial, Rafael Osorio, do IPC-IG e Ipea, e Vinicius Botelho, do MDS, no lançamento do Relatório de Atividades do WWP (Foto: Marco Prates)

20 de dezembro de 2017 – Após mais de quatro anos de atividade, a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) encerrou nessa terça-feira, 19, sua primeira fase em funcionamento com o lançamento do Relatório de Atividades do WWP (2013-2017), no escritório do Banco Mundial em Brasília.

Cerca de 40 gestores e especialistas dos quatro parceiros fundadores, envolvidos em diferentes etapas da iniciativa, participaram do lançamento.

Capa Relatório de Atividades do WWP

Relatório de Atividades do WWP (2013-2017)

O relatório detalha o funcionamento interinstitucional do WWP e destaca os resultados e principais materiais produzidos no período.

No evento, membros do Secretariado do WWP relembraram a história do projeto, pensado para possibilitar a troca de conhecimento da experiência brasileira com outros países de forma prática.

“Havia a percepção das pessoas que trabalhavam em cooperação internacional que as visitas de delegações estrangeiras a outros países eram muitas vezes insatisfatórias. Eles vinham em busca de informações detalhadas, e recebiam apenas propaganda”, lembrou Rafael Osorio, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e também Coordenador Sênior de Pesquisa do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).

Desde 2013, o WWP produziu 80 publicações exclusivas sobre as principais políticas e programas sociais do Brasil, todas disponíveis em inglês, espanhol, francês e português.

Para Cláudia Baddini, Especialista em Proteção Social do Banco Mundial, a demanda por produtos de conhecimento como os do WWP era também interna.

“A experiência brasileira sempre foi muito requisitada no Banco Mundial. Em muitos países, os formuladores de políticas já sabiam da experiência brasileira e afirmavam aos escritórios locais do Banco Mundial que queriam fazer igual ao Brasil”, disse Baddini.

Para a especialista, o formato encontrado para disseminar conhecimento – documentos curtos, focado na implementação – funcionou bem, tendo sido fruto de pesquisa de opinião com gestores de diferentes países.

Desde a estreia do primeiro site da Iniciativa, as publicações do WWP registraram quase 270 mil downloads em todo o mundo.

O Secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Vinicius Botelho, elogiou a produção e a disseminação de conhecimento ao público em geral, e lembrou que houve reflexo nos próprios parceiros fundadores.

“Existe uma série de materiais do WWP que a gente também usa no Ministério. Embora tenhamos os detalhes dos programas em operação em uma determinada secretaria, outras não têm esse conhecimento minucioso. Daí a importância dessa documentação, de forma a garantir quer todos tenham essas informações”, afirmou o secretário.

A partir de janeiro de 2018, o site do WWP passa a ser gerido exclusivamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Todas as publicações e demais materiais produzidos desde o início continuam disponíveis.

As publicações estão disponibilizadas também na plataforma socialprotection.org.