Brasília, 5 de junho de 2015 – A estratégia brasileira de combate à fome e à extrema pobreza foi apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nos dias 3 e 4 de junho na Expo Milão 2015. O Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento – Edição Especial “Brasil: Superar a Fome é Possível”reuniu representantes de governos e organismos interessados nas políticas sociais que possibilitaram os avanços no país nos últimos anos.

Tereza Campello, ministra de Desenvolvimento Social, apresenta os avanços do Brasil na redução da pobreza, na Expo Milão. Foto: StudioEsse

A conquista brasileira foi reconhecida em 2014, quando o país deixou o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por ter menos de 5% da população em situação de insegurança alimentar. De acordo com dados do governo brasileiro, são apenas 1,7% de subalimentados na população. O relatório de segurança alimentar da FAO de 2015, divulgado em 27 de maio, reforça os avanços obtidos.

 Entre 1990 e 2014, o Brasil reduziu em 84,9% o número de subalimentados. A queda foi mais acentuada a partir de 2002, como resultado de um conjunto de políticas de aumento da renda, fortalecimento da agricultura familiar e do Programa Nacional de Merenda Escolar, que fornece alimentação a 43 milhões de crianças e jovens em escolas públicas no país.
“O grande mérito da superação da fome no Brasil é que o combate à subalimentação deixou de ser uma questão filantrópica para ser o centro das políticas públicas”, destacou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Temas abordados – No primeiro dia de encontro, o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, falou sobre a evolução das políticas sociais, como o Programa Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Miséria. No mesmo dia, ele também destacou a importância do Cadastro Único para Programas Sociais para mapear a pobreza no país.
No dia seguinte, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, apresentou as ações brasileiras voltadas para a superação da fome e para o fortalecimento da agricultura familiar.
O seminário internacional foi promovido pelo MDS, com o apoio do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O evento faz parte de uma série de seminários, realizados duas vezes por ano pelo MDS, para delegações estrangeiras interessadas em aprender com a experiência em política social do Brasil, incluindo lições sobre o que funcionou e a maneira como as soluções inovadoras do Bolsa Família e do Plano Brasil Sem Miséria foram colocadas em prática.
Acesse as fotos e as apresentações nos links abaixo. Disponíveis apenas em inglês: