25/08/2014 - 26/08/2014
Idioma:
Rio de Janeiro, Brasil, 25 e 26 de agosto de 2014.
Cerca de 60 especialistas em políticas sociais e estatísticas públicas, além de técnicos e gestores de instituições nacionais e internacionais participaram da Oficina Técnica realizada pelo WWP com o apoio da Unesco e do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+).
O objetivo do encontro foi discutir aspectos metodológicos de indicadores de pobreza monetária, os limites de seu alcance e precisão estatística, bem como novas propostas de medição frente às experiências de programas e ações que têm sido criadas e implementadas para o equacionamento da pobreza no Brasil e em outros países no mundo.
Durante os dois dias do evento, foram discutidas as diferentes abordagens conceituais e analíticas de natureza mais acadêmica que vêm sendo empregadas internacionalmente para o estudo e a mensuração da fome, pobreza e extrema pobreza. Entre elas, pode-se citar: a pobreza monetária (insuficiência de renda disponível); a desnutrição ou insegurança alimentar (insuficiência de acesso ao alimento e ao seu consumo); a pobreza multidimensional (não satisfação de necessidades básicas monetárias e não monetárias dos indivíduos); a pobreza relativa (privação relativa e não absoluta de renda ou de outras dimensões socioeconômicas); e a pobreza subjetiva (a partir do posicionamento declarado dos indivíduos).
Na primeira mesa redonda, foram abordados os indicadores de extrema pobreza na perspectiva monetária, a dimensão e trajetória do fenômeno no Brasil e em outros países, e questões metodológicas cruciais na definição da cesta de alimentos de referência, como a atualização do seu valor monetário e procedimentos técnicos de computação da renda individual disponível para seu consumo potencial.
Na segunda mesa redonda, foram apresentadas propostas de dimensionamento da pobreza em uma perspectiva multidimensional, a evolução dos índices no Brasil e no mundo, além das escolhas críticas a respeito das dimensões sociais, indicadores e pesos para cada um dos índices.