28/10/2015
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Seminário de apresentação da Iniciativa Mundo sem Pobreza (World Without Poverty) ocorreu em português em 28 de outubro de 2015.

Clique aqui para saber mais detalhes da transmissão em espanhol. Clique aqui para saber mais detalhes da transmissão em inglês.

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Denise Marinho/IPC-IG

A Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World Without Poverty, em inglês) é uma parceria entre o Banco Mundial, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) — do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A Iniciativa tem o objetivo de identificar, documentar e disseminar a experiência brasileira no desenho e na implementação de políticas e programas para o desenvolvimento social e a redução da pobreza. Desde 2014, o WWP já desenvolveu algumas séries de produtos de conhecimento abordando, por exemplo, o Cadastro Único para Programas Sociais, o Programa Bolsa Família e o Plano Brasil sem Miséria.

O webinar WWP: compartilhando a experiência brasileira em redução da pobreza” ocorreu em 28 de outubro de 2015, às 10h, na Universidade de Brasília (sala A1 37/10, piso 2, no prédio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB).

O evento foi aberto ao público e contou com transmissão ao vivo, e foi uma parceria entre o WWP e a Rede Global de Aprendizado para o Desenvolvimento (GDLN Brasil), com apoio do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag) e da Semana Universitária 2015, da Universidade de Brasília (UnB).

No seminário, Bernardo Kipnis, coordenador da GDLN Brasil, comentou a atuação da Rede Global no Brasil e a parceria com o WWP. Ele também ressaltou a semelhança dos objetivos de ambos os projetos: disseminar conhecimento.

A apresentação do WWP foi feita por Rafael Osório, coordenador de Pesquisas do IPC-IG e pesquisador do Ipea. Ele contextualizou a criação do WWP, num período em que as políticas sociais brasileiras ganharam repercussão, aumentando as demandas internacionais interessadas em conhecer a experiência do Brasil.

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Denise Marinho/IPC-IG

Rafael também ressaltou o retorno positivo que tem recebido do público internacional sobre o WWP, além de explicar o escopo, os objetivos e as atividades da Iniciativa.

Na rodada de perguntas e respostas, o público que acompanhou o webinar presencialmente e on-line mostrou interesse em encontrar produtos traduzidos para o francês, em conhecer experiências subnacionais do Brasil e internacionais.

Assista à transmissão completa do webinar, abaixo

Acesse a apresentação do WWP.

Você participou do webinar e tem dúvidas sobre como receber o seu certificado? Escreva para: [email protected].

Biografia Rafael Guerreiro Osório

Rafael Guerreiro Osório é graduado com honras em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UnB (1999), e Mestre (2003) e Doutor (2009) em Sociologia também da UnB. Rafael é pesquisador do Ipea e representante do Instituto no IPC-IG, onde atua como Coordenador de Pesquisas.
Rafael é especialista em estratificação social, pobreza, desigualdade racial e políticas de proteção social. Até 2014, ele foi diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea. Antes disso, coordenou estudos sobre Previdência e Assistência Social, da mesma direção. Rafael tem também uma vasta experiência elaborando pesquisas técnicas no âmbito de projetos para o desenvolvimento e a reestruturação de políticas sociais em países da África, América Latina e Ásia.
Biografia Bernardo Kipnis
Bernardo Kipnis possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Comparative Education – University of London (1986). Atualmente é professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador no Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da UnB (CEAG).
Bernardo também participa da Rede Global de Aprendizado para o Desenvolvimento (GDLN, na sigla em inglês) como Coordenador da GDLN Brasil e Vice-Presidente da Fundação GDLN Américas. Tem experiência com ensino e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, universidade e pesquisa institucional, evasão, educação à distância, e políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica.